sexta-feira, 26 de julho de 2013

Voto

Para Paula. Agora e sempre.

Eu bebo muito café. Essa é uma frase muito comum dentre os historiadores, até mesmo entre aqueles que gostam de ler até a lua estar alta. Por isso, grande parte das memórias das quais tenho carinho envolvem o café. As conversas na universidade, discutindo este ou aquele livro, um ou dois autores, qual professor estava ficando mais barrigudo e quem ficou bêbado na festa passada. Eram conversas leves, descontraídas, entre amigos que dividiam a mesma paixão. Depois, bebi café com pessoas de outro continente. Algumas xícaras em Londres, outras em Lisboa. Cada uma delas com alguém para conversar, alguém com que dividi meu tempo e minhas palavras.
O gosto, quase sempre amargo, ainda está na minha língua e as palavras destas pessoas estão acesas em minha mente, agora e sempre.
Eu bebo muito café. Você pode facilmente montar minha rotina contando as xícaras. Por isso, não direi as promessas tão comuns em noites como essa, promessas tão batidas, ainda que verdadeiras; tão clichês, ainda que precisas.
Eu bebo muito café e é assim que faço meus votos: quero, ao seu lado, as minhas melhores xícaras, os melhores momentos, as melhores conversas. Sentados na mesa de um hotel, ou na mesa de nossa sala, com o rosto ainda inchado pelo sono; assistindo as ondas quebrarem na areia em alguma praia que, até se tornar real, só existe em nossa mente. Quero beber as xícaras apressadas, para não chegar atrasado em mais uma reunião; beber o café tranqüilo dos domingos de manhã, café preguiçoso, enrolado em seus braços, um filme na TV.
Assim saberei que serei feliz, assim levantarei cada manhã, ansioso para começar mais um dia ao seu lado, dividindo com você, minha esposa, os melhores momentos de minha vida.
Eis a minha promessa - promessa feita diante das pessoas que nos são mais queridas: a cada gole, prometo estar mais feliz; no espaço de tempo entre uma xícara e outra, meu sorriso estará mais e mais aberto, sincero… feliz. Eis a minha promessa, que espero ser também a sua. A promessa de que nossas melhores xícaras ainda estão por vir.

Um comentário:

  1. Emocionante ouvir seu voto ao vivo meu filho. Surpresa linda ler novamente aqui no Clube. Que vcs não se percam entre uma xícara e outra e que vossos sorrisos se alarguem a cada manhã. Que multipliquem-se sorrisos e xícaras são os meus votos.

    ResponderExcluir