Quem somos até então...



Os Caras do Clube
Fundação: 12 de junho de 2009

Como muitas biografias, há sempre a história anterior ao início oficial. Dessa forma, podemos afirmar que o nascimento do Clube iniciou-se em 15 de julho de 2007, no nascimento do coletivo Quatro Patacas.

Durante um ano e seis meses, a equipe de literatos formados por Arthur Malaspina, Leandro Durazzo, Thiago Augusto Corrêa e Vinício dos Santos escreveram semanalmente no coletivo Quatro Patacas. A força dos quatro amigos, também gerou uma ampliação cênica, de mesmo nome, que realizou três apresentações satíricas no campus da Unesp de Araraquara.

Em 15 de Janeiro de 2009, o blog perde um de seus escritores com a saída de Vinício dos Santos. Os três escritores ativos permanecem por mais dois meses mas, por escassez de peridiciodade e textos, o Quatro Patacas é encerrado em março e formalmente sepultado em julho.

Movido pela urgência da escrita e do ímpeto de se tornar lido, Leandro Durazzo convida Thiago Augusto Corrêa para fundarem um novo blog que nasce oficialmente em 12 de junho de 2009. Com o título inicial de O Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta - explícita referência a um dos grandes álbuns de The Beatles – os autores retomam à publicação de suas narrativas, postadas de maneira alternada semanalmente e livre de qualquer temática.

Como destaque, uma imagem mostrava um clube vazio. Uma maneira simples de se aproximar da intenção do título, um local tão devastado pela solidão que nem mesmo seus membros frequentavam.

O primeiro ano do Clube encerra-se em Outubro, após quatro meses de existência. Neste curto espaço de tempo, as ficções de Thiago Augusto Corrêa se tornaram mais escassas e, sem motivação, Leandro Durazzo também deixa a escrita publicada de lado.






Em abril de 2010, o Clube é oficialmente reaberto com um novo integrante. Arthur Malaspina, antigo parceiro do Quatro Patacas. Semanalmente, segunda, terças e sextas, textos inéditos eram apresentados ao público com uma nova proposta: uma temática semanal que desenvolveria as produções.

Pontuando a nova fase, o layout do blog foi trocado mantendo a simplicidade anterior mas apresentando outra interpretação ao conceito do Clube dos Corações Solitário, utilizando a imagem de manequins como foto principal em destaque.

Em junho, dois meses após o novo formato, dois novos escritores são convidados a participar do site: Victor Caparica e José Percego. O clube passa a publicar, semanalmente, cinco contos distintos sob uma mesma temática. Uma ampliação do conceito anterior, elaborado dois meses antes. Os cinco autores com influências e repertório distintos permaneceram no jogo de temas semanais por cinco meses de maneira ativa e mais esporádica pelos três meses seguintes.

Victor Caparica deixa o site por tempo determinado, retornando somente em novembro do ano seguinte, com poucos contos. A obra de José Percego no Clube perde seu registro, deletada pelo próprio autor. Mantendo-se, assim, somente o registro de que o escritor participou do blog sem nenhuma de suas narrativas para leitura. Com Arthur Malaspina e Thiago Augusto Corrêa publicando poucos textos, Leandro Durazzo, após uma série de Diários Íntimos que demonstravam sua insatisfação, encerra o segundo ano do clube.






Em 19 de Junho de 2011, o Prefácio nº 3 é publicado dando início ao terceiro ano do projeto, mantendo a temática semanal e, por parte de José Percego, a continuidade narrativa de um único personagem em diversas ficções - outra série deletada posteriormente pelo autor.

O terceiro ano é marcado por mudanças de curto períodos. A principio o Clube segue como um trio. Em outubro, Victor Caparica e Arthur Malaspina retornam, porém, permanecem apenas por dois meses. José Percego cria um alter-ego, Mariana, assinando como M. S.. São os únicos dois contos do autor que permaneceram, por sua própria escolha, em sua passagem pelo Clube.

O coletivo permanece com suas atividades no início de 2012, com Leandro Durazzo e Thiago Augusto Corrêa publicando ficções aleatórias, sem a temática semanal anterior. Neste período, Durazzo transforma o Clube em um espaço próprio, fazendo da personagem Joana uma garçonete que habitaria um clube / bar real.  Este conceito ficcional seria explorado também por Corrêa, ainda que sem menos fôlego. Em comum, as narrativas continham canções como indicações no final, dando-nos a atmosfera de que, sendo um Clube, uma jukebox estava presente para embalar os marujos literários. As mudanças estruturais transformaram O Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta em apenas O Clube. Título que sempre se destacou até mesmo em seu endereço, os caras do clube.






Em março de 2012, o Clube encontra um novo integrante que sedimenta novamente a trinca de autores, após um terceiro ano marcado por muitas mudanças breves. Com a presença de Maurício Ieiri, o coletivo ganha não só um excelente escritor como maior motivação para seus fundadores e, novamente, ficções são publicadas semanalmente. Apresentando três distintos estilos literários.

O layout novamente é modificado, dessa vez tendo como destaque uma máquina de escrever. Emulando o conceito coletivo de um blog literário. De aparência simples mas destacável, os três autores permanecem de frente a esta máquina para produzir sua literatura.

De janeiro até maio, autores experimentam novos estilos narrativos. Durazzo publica cenas banais, retratos crônicos de suas vivências pelo mundo. Ieiri um conto longo, seriado, parte de uma mitologia maior que desenvolve em outras narrativas. Corrêa arrisca um texto de maior fôlego, seriado em três partes. Como oficina literária que é o coletivo, as temáticas semanais voltam em 2013 e permanecem sazonalmente até o final do ano quando o site entrou em recesso.


Durante os últimos dois anos, o Clube teve sua fase mais criativa e assídua, incluindo a participação de outros escritores convidados como Raphael Tarso, Ana Paula Henrique e até mesmo uma postagem única de Arthur Malaspina que retorna ao blog para uma participação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário