segunda-feira, 5 de agosto de 2013

temporal

Hoje lembrei de um livreto de poemas que montei, um bem mambembe, pra primeira namorada. Muito, muito depois de ela não ser mais. Muito depois. Se chamava Temporais. Hm, não, não. Era Temporal. Lembro até da capa, mambembe também, toda tipografada, parecia poesia concreta. Era ruim que nem poesia concreta. Era assim:

TEMPORAL
            TEMPORAL
                        TEMPORAL
                                   TEMPORAL
                                               TEMPORAL

até bater no fim da página, na outra margem. Era assim ou algo assim, não lembro. Talvez o temporal viesse da direita pra esquerda, que nem escrita chinesa, de cima pra baixo que nem escrita chinesa. E eu nem sabia chinês, veja bem, na época eu nem sabia chinês. Ela, a menina, eu aposto que ainda não sabe. Mas era mesmo disso que eu falava, não era do livro, era da menina e do livro para a menina. Porque hoje acordei e pisei na rua e o céu ensaiava uma bruta chuva – inda ensaia, pra ser sincero, inda ensaia que não choveu. Céu todo preto, carregado, vou te falar, pensei “temporal vem vindo aí” e pronto, lembrei do livreto, lembrei da menina que no livreto eu dizia jamais esquecer, jamais, nunca nunca. Pois bem, pois é, esqueci. Vê você? Até mesmo antes do temporal. Simples assim, esqueci. Alguma coisa choveu, desceu água trovão e raio, pronto, tava lavado, nem mais sinal da menina pra quem o livreto foi livrado. Evoé, diria minha encarnação bacanálica de séculos atrás.

Engraçado. No livreto eu citava, no começo, Mario Quintana. Citava assim:

Que importa se –
depois de tudo – tenha "ela" partido,
casado, mudado, sumido, esquecido,
enganado, ou que quer que te haja
feito, em suma? Tiveste uma parte da
sua vida que foi só tua e, esta, ela
jamais a poderá passar de ti para ninguém.
Há bens inalienáveis, há certos momentos que, 
ao contrário do que pensas,
fazem parte da tua vida presente
e não do teu passado.
E abrem-se no teu sorriso mesmo quando,
deslembrado deles,
estiveres sorrindo a outras coisas.
Ah, nem queiras saber o quanto
deves à ingrata criatura...


Rapaz, vou te dizer. Nem sei mais se ela é ingrata. Nem sei mais quem era ela, ser sincero, nem sei mais muito bem direito, não. A ex-mulher desse livreto foi total e sumamente olvidada. O problema, meu amigo, é a mais recente namorada. Essa ainda não choveu. E as núve aqui tão preta como hora da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário