segunda-feira, 10 de maio de 2010

hard boiled

a Dashiel Hammett e Raymond Chandler,
a quem eu envergonharia com este texto.

Eu nunca me dobrei a nenhum inimigo. Dos mentecaptos de beira de estrada aos almofadinhas que matam a veneno. Não mesmo, e olha que já me ofereceram muito pra que eu arregasse: muito dinheiro ou muita porrada. Mas eu sou durão, forte e malencarado. Ah!, tenho boa mira, também.

Nesse ramo o assunto é sério; ou você é bom ou tá morto. De fome ou de tiro. Com azar, morto com um saco na cabeça e a cabeça no saco, numa ordem que às vezes se inverte. Já tive alguns amigos que se foram assim. E alguns inimigos que eu fiz ir.

Só que todo homem tem um calcanhar de Aquiles, e aquele que era o meu não tinha nem surgido, até então. Não sou do tipo que senta atrás da mesa em um escritório com o nome na vidraça. Sou mais uma espécie de detetizador que detetive; a pessoa vem a mim, diz que quer, diz o fim que busca dar, e normalmente não sabe onde o meu alvo está. Sabe não. E resta à minha excelentíssima pessoa ir atrás.

Atrás, buscar, achar, matar, sumir, sumir. Sumir com o corpo e sumir dali, é óbvio. Mas eu tenho uma sala, claro, onde atendo a quem me chama. E um dia, belo dia, abriram a porta sem bater. Um passo à frente, calcanhar de Aquiles no tapete, putaquepariu, mulher maravilhosa eu vi entrar...

Mary Anne Lohan era o nome da piranha. Linda de dar dó, fazia qualquer homem cair no chão, de joelhos.

E aqui estou, de joelhos no chão sujo de um armazém abandonado. Ridículo, eu concordo. Clichê até demais. Pra completar a cena, um capanga de alguém me aponta uma arma. Não é foda? Mary Anne...

4 comentários:

  1. Querido Leandro, estou aqui para oferecer ao blog "O Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta" o Selo Prêmio Dardos. É apenas uma maneira de homenagear os textos aqui publicados. :)
    Os detalhes sobre o prêmio estão na última postagem do meu blog:

    http://lacunasdotempo.blogspot.com/2010/05/selo-premio-dardos.html

    Espia lá! ;)

    Beijinhos,
    Ane

    ResponderExcluir
  2. depois da cama, a paixão sempre acaba na mesa ou no chão do bar.

    adorei o texto :))

    miados do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Só eu não coloquei mulheres fatais no meu texto...

    Vocês já tinham explorado direitinho o tema...

    ResponderExcluir