domingo, 19 de junho de 2011

Prefácio nº3

Prólogos, preâmbulos, prefácios, são uma partícula literária que aprecio com devoção. Podem significar o último movimento do autor antes de travestir-se de sua escrita e personagens. Mesmo em linhas curtas – como o prefácio de O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde – há uma frase que pode nos pegar de jeito. Um elemento que nos deixa mais confortável para adentrar o seio da narrativa.

Em 2007, o amigo Leandro Durazzo criou um espaço para abrigar seus textos, o blog Mísera Mesa. O texto inicial, que apresenta sua poesia, são palavras minhas. Um pretexto perfeito para produzir tal partícula apreciada.

Aconteceu que em cada ato e entreato dos coletivos literários que realizei até aqui, tornei-me o porta voz antes das cortinas se abrirem ou quem agradece os aplausos uma última vez e apaga a luz do teatro.

Ainda que o ofício de um escritor seja a margem da solidão, tenho carinho por coletivos literários. Primeiro pela apresentação de vozes dispares, que desembocam em um mesmo local, vinda de inspirações e influências diferentes. Segundo, pois como diz o ditado surrado, dois é mais forte que um, quatro mais forte que dois.Terceiro, prometo ser este o último item, é sempre um imenso prazer trabalhar ao lado de amigos queridos.

Dessa forma, chegamos ao terceiro ano do Clube dos Corações Solitários. Adentrando uma nova etapa que, espera-se, apresente conceitos inéditos. Como utilizamos esse espaço para o exercício da criação literária, transformamos o próprio Clube em elemento narrativo.

Como a nova imagem de abertura tenta descrever, estamos situados em um pub fictício. Elemento que apresenta duas idéias distintas: desenvolver personagens fixas, idéia oriunda do amigo Zé Percego e do implodido Edifício Cipreste, e apresentar narrativas coletivas que fundamentam a ambientação recém criada. Intentando esforçar-se ainda mais na exploração da composição literária.

Assim, nessa nova jornada do Clube, agora mais taciturno, maduro, entre cafés e cigarros, pegue sua bebida preferida e relaxe. O clube está reaberto e aceitando sócios leitores.

Excelsior,
Thiago Augusto Corrêa

Um comentário:

  1. Lonely Hearts Club! Cháchácháchá chuchuchu chácháchááá!

    Lend me your ears and I'll sing you a song
    And I'll try not to sing out of key...

    Ooooooooh... I get high...

    ResponderExcluir