Olhou para o relógio, impaciente. Depois
relaxou, afinal tinha o resto de sua vida para ficar naquela fila. Alcançou o kindle em sua pasta de couro e retomou a
leitura de um dos livros de Murakami. Entre os dedos, tinha um moeda. Uma brisa
acariciou o rosto quadrado e cansado do homem encostado na parede, posição que
lhe permitia jogar o peso do corpo em uma perna de cada vez, o sol da primavera
banhava toda a fila, tornando a temperatura agradável. Depois de algumas
páginas a fila novamente andou.
“Finalmente”,
alguém falou atrás dele. “Não tenho minha vida toda para ficar aqui!”, o tom
sarcástico da frase arrancou-lhe uma risada, liberada em uma explosão engasgada.
Ainda tossindo ele se virou e apertou a mão do responsável pela piada. Pela
primeira vez em sua vida, teve o prazer de literalmente chorar de rir. Ainda
dobrado sobre o próprio estômago, lutando por ar e pensando na ironia de morrer
de tanto rir no lugar em que estava, ele reparou no tênis do homem que estava
atrás dele. Calçava um par surrado de tênis brancos para corrida. Manchas de
terra cobriam as laterais dos tênis.
“Gosta de
correr?”, perguntou depois de finalmente recuperar o fôlego.
Não poderiam
formar maior contraste. Ele vestia um terno de corte perfeito, costurado sob medida, uma gravata de seda e ostentava um corte de cabelo que provavelmente
era mais caro que o livro digital que tinha nas mãos. Aproveite que está
observando o estereótipo apresentado, caro leitor, e veja suas mãos, note a
marca pálida ao redor do quarto dedo da mão esquerda, onde uma aliança
costumava ficar.
O homem com quem
conversava vestia uma flanela estampada com um padrão quadrangular, verde e
vermelho. Grossos óculos sustentados por uma armação barata, cabelos
monumentalmente bagunçados e um livro de capa mole nas mãos, com uma pequena
moeda entre as páginas, ele notou. O pobre livro parecia ter sido impresso pelo
próprio Gutenberg e o modo como o jovem o segurava não contribuía para seu
estado de conservação.
“Quase todos os
dias. Estava precisando me exercitar, você sabe, muito tempo sentado na frente
do computador, trabalhando e escrevendo, escrevendo e trabalhando. E não foi
uma transformação lenta, gradual, ah não! Foi um... boom! Numa semana eu era um palito, na outra não conseguia entrar
nos meus jeans.” Tinha uma voz calma e monótona, deixando pouco espaço para
continuar o diálogo. Ele percebeu que o jovem não gostava muito de conversar.
“Eu também gosto
de correr. Odiava no começo, era um sacrifício sair de casa. Todo o ritual de
me trocar, colocar a roupa desconfortável de academia, desligar a TV e
finalmente sair do sofá era muito cansativo. Eu trancava a porta de casa já
pensando no momento em que estaria de volta. Mas, devagar, conforme fui superando
um ou dois quilômetros antes das minhas pernas virarem geléia, fui gostando de
correr. Meu cérebro viajava para bons lugares quando eu estava na academia.”
Quando o jovem não disse mais nada, pensou em vão em algo para falar. Voltou
para sua posição, observando os olhares desinteressados das outras pessoas na quilométrica
fila.
“Eu corro em
parques”. As palavras chegaram com surpresa em seus ouvidos. “Corro para ver
pessoas, desviar dos cachorros e desafiar os carros que teimam em não respeitar
as faixas de pedestre”, o jovem continuou com uma voz tímida.
“Eu percebi que
você corria em lugares abertos”, apontou com o queixo, “seus tênis não estão
mais exatamente brancos.”
“Isto? Isto não
é terra, é saibro. Sempre evito o mesmo percurso, então algumas vezes tenho de
cortar campos de futebol ou quadras de tênis. Normalmente os jogadores me
xingam... principalmente se eu paro para roubar algumas bolas e um ou dois
gatorades”, os dois gargalhavam. Estudando sua fisionomia, o jovem disse: “Você
não parece o tipo de cara que chega tarde do trabalho e, no lugar de abrir umas
cervejas e assistir um jogo de futebol qualquer, sai para correr.”
“Comecei por
causa do Haruki Murakami.”
“O cara do Norwegian Wood?”
“Ele mesmo. Tem
um livro dele sobre correr longas distâncias quase todos os dias e como isso o
influência. Fiquei curioso enquanto lia e decidi tentar, apenas para confirmar as
coisas das quais ele falou. Para ele, qualquer ação pode ser meditativa, desde
que você a realize vezes o suficiente... qualquer
coisa, como por exemplo correr. Seu corpo se acostuma, os músculos
respondem ao estímulo e logo sua mente começa a divagar.”
A fila andou e
os dois se calaram por alguns momentos. O homem de terno estava de costas para
a direção da fila, saboreando aquela discussão com um prazer raro em sua vida.
Pelo menos nas últimas decadas. Sem perceber, brincava com uma aliança
invisível em sua mão esquerda, mão que segurava, persistente, a moeda.
“Eu gostaria de
ter lido esse livro, às vezes teria me estimulado mais”, continuou o jovem. “Meus
amigos que leram algumas coisas dele sempre falaram que é um autor obrigatório.
Parece que as histórias dele chegam como um meteoro disfarçado de livro e muda
completamente a maneira de pensar. Sempre pensei nele como uma espécie de
droga, como a heroína, que muda a química do cérebro e, de repente, você está
viciado, você precisa daquilo para seu cérebro estar no estado normal.”
“Hum... Nunca
havia pensado dessa forma. Posso concordar.” Ele olhava para a pequena tela do
livro digital, lendo palavras aleatórias. “O Murakami é um cara de
sensibilidade, que sabe como escrever sobre a vida em detalhes, de uma
perspectiva talvez única.”
“Talvez. A
verdade é que muita gente soube escrever da vida em uma perspectiva única. A
minha vida, por exemplo, pode ser comparada ao Moby Dick. Não que eu seja uma espécie de Ahab, mas com certeza
tenho minha cachalote branca.” Um esgar cruzou o rosto do rapaz.
“Uma obsessão,
hein?”
“Forte. Escrever
livros, contar histórias. Minha paixão, minha maior frustração. Nunca fui capaz
de escrever uma linha de frases fortes e sólidas, tudo que criava era frágil,
sem vida, insípido e simplesmente não funcional. Escrever é minha baleia branca
e queimei tudo e todos que tinha para perseguí-la, essa vadia do mar.” O jovem
de tênis de corrida fechou o livro, revelando a capa surrada do volume, com
quatro imagens distintas, representando um ciclo anual. Começo, meio e fim: Quatro Estações, com Stephen King escrito em letras garrafais
e chamativas.
“A maioria das
pessoas nessa fila poderia contar a mesma história, garoto. Também tive minha
obsessão, mas acho que sou outro livro. Eu alcancei aquilo que queria e fui
teimoso em continuar, mesmo quando tudo começou a se deteriorar. Eu fui, por
anos, o mais bem sucedido especulador nas bolsas. Dinheiro, fama, poder...
amor. Eu tive tudo”, mostrou a marca da aliança para o jovem, “mas tudo acaba
algum dia, não é? Infelizmente minha vida não foi um Murakami, eu fui um
Hemingway, mais precisamente O Velho e o
Mar. O velho teimoso... Santiago, se não me falha a memória, pegou um
gigantesco pei-”
“Um peixe espada”,
cortou o jovem.
“Um peixe
espada. Ele fisgou esse peixe e foi arrastado para o mar aberto, bem longe da
costa, longe demais, percebe? Santiago
tinha aquele animal extraordinário, igualmente forte e lutador, o que o
condenou. Pensando melhor, o que o condenou foi a teimosia própria, não a do
peixe. Quando ele voltou para a vila o que tinha para mostrar?”
“Apenas o que
sobrou depois dos tubarões.”
“Exatamente,
apenas o que os tubarões deixaram. Meu peixe foi atacado pelo sistema, pelas
horas que fiquei longe de minha família, pelas coisas que ignorei, pela ganância.
Mas eu não queria acreditar que teria de escolher. Eu era um super-homem, um
administrador nato. Poderia facilmente conciliar minha vida profissional com a
pessoal.” Novamente ergueu a mão esquerda: “Esse é o resto do meu peixe.”
“Gostaria que
minha vida fosse um Stephen King. Não precisa me olhar com esse espanto na cara,
não me refiro aos litros de sangue, aos monstros, fantasmas ou alienígenas
anais. Conta Comigo, eis uma lição
para carregar. A aventura, a amizade, a magia... e um pouco de ingenuidade. Não
tem como ser mais perfeito! Nós gastamos os dias, um atrás do outro, na espera
de envelhecer e morrer. Buscamos por distrações para não ficarmos entediados
nesse meio tempo, eis a pura verdade. O certo seria viver e não apenas existir.
Eu nunca andei nos trilhos do trem para achar um corpo, por assim dizer.”
Enquanto a fila
novamente andava, o homem de terno guardou o Kindle e afrouxou o nó da gravata. Os dois tiraram os calçados e
jogaram em uma grande caixa, cheia de sapatos, chinelos, sandálias e
sapatilhas. Daquele ponto em diante, todos estavam descalços. Mais duas pessoas
na fila, um velho e uma mulher na casa dos trinta e sua espera acabaria. Um
embrulho tomou conta de seu estômago.
“Meu maior
problema são as pessoas. No meio em que vivi, não havia bondade, apenas uma
gigantesca arena, onde a lei era matar ou morrer”, ele disse enquanto
desabotoava a camisa. “Não há felicidade dessa forma. Não existe tal coisa como
pessoas boas num lugar em que você tira suas chances diretamente das mãos de
outros.”
“Acho que as
pessoas são tão boas quanto a bondade que têm com quem menos gostam. Estamos
nivelados no nosso pior. Digo, o que adianta você ser a melhor pessoa com seu
amorzinho e um bosta com o resto das pessoas? Nesse caso, você é feito de
merda, cara. Do mesmo modo, se você é bom com todos, mas um imbecil com... sei
lá, uma garçonete ou um frentista, você ainda é feito de fezes. Puro cocô.”
“Sendo assim,
sou uma péssima pessoa. Horrível mesmo.”
“Todos somos.”
Sorriram.
Despiram-se ao mesmo tempo, com naturalidade e sem pudor qualquer. Manteve o
relógio, entretanto: sem o aperto no pulso, sentia-se nu.
“Obrigado pela conversa.
Há anos não tinha algum momento simples assim. Obrigado, de verdade”, ele disse
com sinceridade. Olhou para a cabine azul e pensou no Super-Homem, no Doctor
Who, na Inglaterra e, surpreendentemente, em um clube lotado de stripers.
Estava na sua vez.
“Você é uma
pessoa que sabe muito sobre a vida. Eu agradeço pela conversa”, respondeu o
jovem, agora descalço e nu. O livro ainda estava em suas mãos, guardando a
moeda entre as primeiras páginas.
Caminhou para a
cabine, cantando Norwegian Wood em
sua mente. Cabine Para Suicídio Nº 19,
diziam as palavras pintadas na porta da cabine que lembrava um telefone público
de Londres. Funciona com moedas de 25c e
50c, não retorna troco.
Antes de entrar,
virou-se e disse ao jovem:
“Se você der
tempo suficiente para uma história, ela invariavelmente acabará em morte.
Acho que foi o Neil Gaiman, no Sandman.”
Hesitou, ainda
tinha tempo.
Nah,
pensou, o que eu sei sobre a vida?
Apenas com o
relógio e a moeda de 50 centavos, entrou na cabine.
Puta que pariu, que pedaco de texto animal!
ResponderExcluirCara, eu confesso que sempre venho ao clube pra ler o Thiago e vez ou outra, acabo lendo o Leandro tb. No entanto, eu nunca tinha lido vc. Hj, to aqui no shopping, na fila na fila do correio esperando a minha vez, pra mandar um postal pra minha mae qdo resolvi passar pelo clube novamente. Qdo vi seu texto, fiquei com raiva pelo tamanho dele. Eu gosto de passar no clube rapidamente, tomar meu cafe ou qq outra coisa e sair fora rapidamente, apos ler os textos do Th ou Leandro. Nao sei pq, hj resolvi ler o seu e qdo percebi, a minha fila aqui tinha andado e e eu nao tinha ficado pra tras. Na real, nem liguei pq embarquei total nas suas linhas muito bem conduzidas. Well, parabens e saiba que de hj em diante, vc ganhou um leitor!
PS: sou personal trainer e suas linhas iniciais ganharam minha atencao. Apos isso, percebi que era apenas o comeco!
Do caralho!
cheers
Falou e disse Rafael!, concordo indeed :)! E mais, alem dos contos envolventes aprecio muito as dicas de grandes obras e escritores que o Mauricio Ieiri divide com seus leitores como o Murakami, H. Melville...como ja havia dito; excelente, informativo e envolvente. Sou sua fa número 1, parabens! Meliza
ExcluirObrigado Rafael! Agradeço as palavras e sei que os contos são um pouco longos às vezes, mas acho que é um bom espaço para brincar com as histórias.
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